Voltar ao site

Visão Sagrada da Aliança Regenerativa

"Ide, ide, ide juntos, mais além do mais além, até a realização última."

Zen Budismo

Dia 23 de maio de 2019, fizemos um encontro com vários representantes dessa aliança, na qual definimos o nome que nos representa: Aliança Regenerativa - Fundo Regenerativo Brumadinho.

Este nome representa a identificação com uma causa que está além do que aconteceu em Brumadinho. Pois, infelizmente, seguindo nesse contexto, não conseguiremos evitar as tragédias anunciadas. A Aliança Regenerativa abarca o conceito de uma ideia maior e de uma preparação ampliada para atuar nessas necessidades. O nome complementar - Fundo Regenerativo Brumadinho - designa o fundo do local que ele atende. O Fundo Regenerativo Brumadinho é uma ferramenta, instrumento que ligado ao nome Aliança Regenerativa foca na intenção específica deste fundo. O contexto denúncia à iminência de novas tragédias; a Aliança Regenerativaanuncia” a necessidade e a organização de Práticas Regenerativas.

O processo de construção

Esse encontro fez um resgate da nossa trajetória até aqui, desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, quando aconteceram as primeiras mobilizações – entre Floriana Breyer da Aliança Rio Doce, Renato Orozco e Diogo Lopes, da Associação Nossa Cidade - então as duas organizações a se aliarem em socorro a Brumadinho. Passamos pela apresentação dos valores e princípios construídos até aqui. Depois seguimos pelas visões sagradas dos fundadores e de cada participante presente nesta reunião. Esse foi o processo de construção que nos ajudou a definir o nome: Aliança Regenerativa - Fundo Regenerativo Brumadinho

A construção coletiva da Visão Sagrada para a Aliança Regenerativa

Aqui compartilhamos as visões sagradas, dessa organização, e que certamente é o substrato fundador do propósito que catalisa todas as ações dessa organização. Nosso propósito coletivo se relaciona a:

  • Serviço à terra;
  • Fortalecimento de comunidades;
  • Auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal,

A Nossa Narrativa

Somos participantes da Aliança Regenerativa, nosso trabalho reúne organizações ligadas ao propósito de regeneração social. Declaramos politicamente, mas para além de partidos políticos, o mundo que solidariamente, estamos construindo. Nossa força criativa habita na capacidade de regeneração do ser humano e das relações, construindo autonomia para agir com liberdade e comprometimento a serviço da Mãe Terra e da construção de comunidades.

 

Nessa trajetória vivemos a constante experiência de nos habilitar como seres, cada vez melhores, em prontidão para fazer escolhas coerentes com a construção regenerativa que queremos; uma arquitetura sustentada pelo amor, pela troca, pela doação e com todo o profissionalismo possível.

 

O Fundo Regenerativo Brumadinho é a energia sagrada do dinheiro que apoia o fluxo contínuo para a reconstrução e fortalecimento das comunidades e de todo o território que nos acolhe. Aqui aliviamos o coração da tragédia humana, que nos sentimos parte, ouvimos nossa própria voz de responsabilidade, damos voz às comunidades e rompemos com a desigualdade do sistema de comunicação, que nos torna alheios a nós mesmos.

 

Nessa teia de relações resgatamos a gentileza e o respeito, promovendo o autodesenvolvimento, despertando a liberdade e o encorajamento para que cada um se aproprie e contribua com o que tem de melhor. Por isso, nos importa tecer experiências que produzam novos conhecimentos de seres que se reconheçam como filhos da Mãe Terra. Aqui germinamos a semente de uma Universidade Regenerativa, que permite às pessoas agirem em rede e passarem, rapidamente, dos problemas para as soluções.

O encontro da inteligência coletiva é irreversível. Faça parte!

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK